terça-feira, 25 de outubro de 2011

O bom alfabetizador

Muita gente pensa que basta boa vontade e dedicação para ser um bom alfabetizador. Nada mais errado. Afinal, o inferno está cheio de bem intencionados! É claro que não existe uma receita de bolo, prontinha, para garantir o sucesso e acabar, de vez, com o analfabetismo – seja funcional ou não. No entanto, alguns ingredientes já são bem conhecidos e devem fazer parte da boa mesa, quer dizer, da boa educação, como coloca a Profa. Leonor Scliar-Cabral neste texto. Utilize a sua criatividade e solte a imaginação. Afinal, de uma maçã surgiram muitas idéias.

Os Dez Mandamentos do Alfabetizador

Leonor Scliar-Cabral

  1. Respeitarás o alfabetizador, que é um profissional e, como tal, deve receber salário digno.
  2. Terás um currículo no magistério, letras, educação, psicologia e fonoaudiologia com disciplinas como aquisição da linguagem, aprendizagem da leitura e escrita, fonologia, sociolingüística e processamento da leitura e da escrita.
  3. Formarás autores de material pedagógico destinado à pré-escola e às classes de alfabetização para que incorporem os avanços realizados sobre o processamento da leitura e da escrita.
  4. Não pararás de estudar. Os profissionais envolvidos com o ensino e a aprendizagem da leitura e da escrita precisam de educação continuada.
  5. Não invocarás a educação em vão. O projeto para erradicar o analfabetismo funcional passa pelo compromisso político. Não é possível que os professores da 1ª série estejam de passagem, ou que este posto, tão importante, seja considerado apenas um trampolim para futuros cargos.
  6. Envolverás a família do educando e a comunidade para suprir o “currículo escondido”.
  7. Mobilizarás a mídia para disseminar a idéia de que, sim, é possível derrotar o analfabetismo funcional.
  8. Não aplicarás atividades sem saber o alvo e o objetivo que devem ser alcançados.
  9. Aceitarás a variedade sociolingüística dos alunos, sem julgar isto um erro.
  10. Saberás diferenciar entre sistema oral e escrito; recepção e produção de mensagens; entre valor de grafema e nome de letras.

0 comentários:

Postar um comentário

  ©Template designer adapted by Ana by anA.

Essa página é hospedada no Blogger. A sua não é?